Projeto “Mindfulness Day”

mindfulness-day

Para lidar com as pressões diárias no ambiente de trabalho e reduzir medidas paliativas (como remédios ou a tratamentos mais caros), Implementei em 2018 na agência Danza o projeto #MindfulnessDay

Foi possível iniciar o programa semanalmente para até 5 funcionários em sistema de agendamento, que utilizavam 15 minutos para se dedicarem à atenção plena.
Em uma sala de descanso, disponibilizamos uma bacia com água quente para descanso dos pés, cadeira e um áudio-guia com a meditação, que estimulava o relaxamento e a concentração no momento presente.

Benefícios do Mindfulness Day para a empresa:

  • Maior maior produtividade;
  • Redução do stress;
  • Melhora na saúde mental dos funcionários.

Segundo matéria divulgada na Forbes, o mindfulness traz inúmeros benefícios para o ambiente de trabalho. A técnica de meditação já está sendo aplicada em empresas como Marc Benioff (CEO da Salesforce) e Jack Dorsey (fundador do Twitter e Square), trazendo muito benefícios para a memória. No Brasil, o Google foi um dos pioneiros.

Em estudo de Harvard, publicado em 2010, todo o tempo que permanecemos acordados, quase a metade dele (47%) é gasto com a mente no dispersa. Isso, ao longo de um dia, não só prejudica o trabalho, como também pode deixar as pessoas infelizes. É esse comportamento que a técnica mindfulness pretende combater.

Charity Bryant, professora treinada em Redução do Stress Baseada na Consciência pelo Centro de Atenção Plena na Medicina, Cuidados de Saúde e Sociedade da UMASS Medical School tem treinado pais, professores e estudantes de todas as idades. Sua empresa de educação consciente, Rest in Breath, tem servido a empresas como Scotiabank, Capital One, Lantic Sugar e várias escolas de Montreal – Canadá. Charity explica em sua apresentação do TEDxMontrealWomen a importância do Mindfulness:



A intenção do projeto #MindfulnessDay foi então desenvolver a capacidade de prestar mais atenção ao momento presente, o que acaba estimulando o ganho de produtividade corporativa, principalmente para a agência, que depende a mente criativa boa parte do tempo.

Compartilhe este post:

PROJETOS